Cobrindo metade do rosto
Cobrindo metade do rosto

ANSIEDADE

A ansiedade é um estado onde prevalece a incerteza e a angústia, caracterizadas pelo sentimento de medo e insegurança. Ela é uma reação normal diante de determinadas situações, tais como em entrevistas de emprego, pois prepara a pessoa para enfrentar um desafio.

A ansiedade em nível adequado proporciona motivação pessoal e profissional. A ansiedade em excesso paralisa, inquieta e perturba. A pessoa pode sentir ansiedade na maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente, podendo ser tão desconfortável para ela que começa a evitar situações

Uma pessoa ansiosa geralmente tende a pensar excessivamente sobre um assunto ou situação futura, o que gera sentimentos de receio e preocupação que podem causar muitos desconfortos no dia a dia.

Em uma era em que temos consciência da nossa vulnerabilidade, não é raro que o medo faça parte da rotina e intensifique os sintomas de ansiedade.

A ansiedade em níveis normais sempre foi essencial para a sobrevivência do ser humano, já que nos permite estar atentos ao que ocorre ao nosso redor e antecipar reações preventivas.

No entanto, quando ela deixa de ser apenas uma preocupação controlada, pode desencadear problemas psicológicos mais graves e difíceis de serem tratados, como síndrome do pânico, estresse pós-traumático, TOC e fobias.

É por isso que é fundamental buscar identificar quando a ansiedade começa a atrapalhar a vida e a tornar-se um problema que precisa ser tratado com a ajuda de um psicólogo.